sábado, 17 de novembro de 2012

Sucos e chás que são ótimos para o corpo






Estas receitas de sucos e chás são fáceis de fazer, saborosas e trazem muitos benefícios ao organismo.

Faça-as e sinta os resultados no seu corpo.


Suco de gengibre

Ingredientes
1 beterraba pequena;
1 cenoura;
2 maçãs com casca, sem sementes;
1 colher (chá) de gengibre ralado.

Modo de fazer
Corte em pedaços a beterraba, a cenoura e as maçãs.
Bata no liquidificador junto com o gengibre ralado.

Aumenta a disposição
A beterraba é rica em vitaminas e sais minerais, especialmente ferro, sendo recomendada para tratar anemia e inflamações. Melhora a resistência do organismo porque age com restauradora do sangue, aumentando os glóbulos brancos e fortalecendo a medula óssea. Assim, dá disposição e aquela energia para a prática de atividades físicas, por exemplo. 

A cenoura é fonte de betacaroteno (antioxidante), fibras, vitaminas e minerais. Aumenta a imunidade, combate as infecções, diminui o colesterol no sangue e promove o equilíbrio do organismo. 

A maçã oferece alto teor de vitaminas do complexo B, C e E, além do mineral potássio. As fibras, especialmente a pectina, fazem diferença, reduzindo o mau colesterol e dificultando a absorção de gordura. O ácido málico ajuda na produção de energia. 

Por fim, o gengibre é um ótimo alimento termogênico, ou seja, acelera o metabolismo e auxilia na queima de calorias. Proporciona disposição no dia-a-dia, sendo indicado também como anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida. E tem mais, os extratos da planta estimulam os centros vasomotor e respiratório. 


Chá gelado com frutas e erva-doce

Ingredientes
1 copo de chá gelado de erva-doce;
1 fatia de abacaxi;
1 fatia de mamão papaya;
1 colher (chá) de açúcar mascavo;

Modo de fazer
Bata, no liquidificador, o chá com as frutas e o açúcar mascavo.
Sirva com gelo.

Melhora a digestão
Além de calmante, cicatrizante, diurética e expectorante, a erva-doce melhora problemas digestivos e combate gases do estômago e do intestino. Também minimiza a acidez estomacal e alivia quadros de enjoos e vômitos. 

O abacaxi apresenta boa quantidade de vitaminas C, B1, B6 e A, ferro, magnésio, fibras e, importante, bromelina, uma enzima digestiva natural. 

Já o mamão papaya tem conhecidos efeitos antioxidante, nutritivo e digestivo, ajudando a combater a prisão de ventre e males como gastrite, úlceras e cólon irritável. 

O chá deve ser feito preferencialmente com água alcalina, rica em oxigênio, elemento fundamental para todas as reações celulares, que favorece o processo digestivo. 


Chá gelado com limão e uvas

Ingredientes
1 copo de chá gelado de boldo;
suco de 1 limão espremido;
8 bagos de uvas com sementes;
1 xícara (chá) de alcachofra.

Modo de fazer
Bata, no liquidificador, o chá com o limão, as uvas e a alcachofra.


Desintoxica o organismo

As folhas de boldo oferecem várias propriedades terapêuticas, como combater problemas digestivos, melhorar o funcionamento do intestino, estimular a vesícula biliar e tratar doenças do fígado graves. Como beneficia as funções hepáticas, é desintoxicante e ainda diminui a azia, os gases e os efeitos do álcool. 

O mesmo se pode falar do limão: é excelente para desintoxicar o organismo, auxiliando a eliminar as toxinas e deixando a pessoa mais disposta para realizar suas tarefas diárias. A fruta ainda alcaliniza todos os líquidos corporais, harmonizando o metabolismo, e age contra problemas de cistite, cálculo renal, enxaqueca, febre e retenção de líquidos. 

A uva: contém ferro, potássio, vitaminas, fibras e o resveratrol, composto fenólico que atua como agente protetor contra invasores externos como fungos e vírus. O componente está associado, ainda, a efeitos antiinflamatórios e redução de riscos de doenças cardíacas, câncer e derrame cerebral. 

Por fim, a alcachofra acelera as funções hepáticas, colaborando para eliminar toxinas e outros resíduos acumulados no organismo. “Depurativa, ativa os mecanismos de limpeza do corpo”, salienta Liliane Oppermann. A planta também regula o fluxo da bílis, metabolizando as gorduras da alimentação e dando uma força ao emagrecimento. 


Suco energético com soja e chia

Ingredientes
1 copo de leite de soja;
1 colher (café) de chia;
1 banana;
½ abacate.

Modo de fazer
Bata, no liquidificador, o leite com a chia, a banana e o abacate.

Nutritivo 
O leite de soja é produzido com os grãos do nutriente, considerado um alimento funcional repleto de proteínas e isoflavonas, substâncias que imitam a ação do estrógeno e ajudam a minimizar sintomas como dores de cabeça, insônias e calores pelo corpo. 

A chia é o grão da moda, depois da linhaça e da quinoa: regula o intestino, diminui o colesterol ruim, fortalece os ossos, previne o aparecimento de radicais livres, ajuda no emagrecimento e doa ao organismo ômega 3, a gordura que faz bem ao coração. E, por se boa fonte de fibras, dá sensação de saciedade por um tempo maior, evitando a fome. 

A banana possui minerais e grande quantidade de ferro e magnésio, atua contra a anemia, diminui a incidência de alergias, evita câimbras e fadiga e é fonte essencial de energia, tanto que é o item ideal para esportistas com grande desgaste físico. 

O último ingrediente, o abacate, traz nutrientes como proteínas, vitaminas (A, B1, B2, E) e minerais (magnésio, cálcio, ferro, fósforo). Protege as artérias, aumenta o bom colesterol (HDL), controla o diabetes, previne males como reumatismo e, por ser calórico e denso, sacia imediatamente. 


Chá gelado de erva-cidreira, frutas e mel

Ingredientes
1 copo de chá gelado de erva-cidreira;
½ polpa de maracujá;
½ limão;
1 colher (sopa) de mel.

Modo de fazer
Misture o chá ao maracujá, limão e mel, batendo no liquidificador.
Sirva gelado.

Acalma corpo e mente
A erva-cidreira é conhecida por oferecer inúmeros benefícios, combatendo de ansiedade e depressão a insônia, náuseas, dor de cabeça e nervosismo. Sendo um hipotenso moderado, diminui palpitações no coração provocadas por tensões. Estudos constataram que a planta atua na parte do cérebro que controla o sistema nervoso e protege o órgão de estímulos externos excessivos. Por isso, o chá relaxa e induz ao sono. 

O maracujá, fonte de vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como ferro, sódio, cálcio e fósforo, igualmente funciona como sedativo natural. 

O mel também: é diurético, laxante, emoliente, desinflamante, antisséptico, expectorante, tônico para o cérebro e calmante. 


Suco de maçã e hortelã


Ingredientes:
2 maçãs
2 talos de salsão
1 pepino médio
1 colher de sopa de folhas de hortelã

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador com um pouco de água.
Adicione gelo e sirva

Desintoxicante 
Pensando na combinação de vegetais e frutas extremamente hidratantes como a maçã, o salsão e o pepino, que nos auxiliam na eliminação de toxinas, temos uma ação desintoxicante. 

Somada à ação antiinflamatória do hortelã, temos um verdadeiro elixir desintoxicante. 


Suco de ervas

Ingredientes
1 xícara de chá de erva doce ou camomila gelado
1 pedaço de 15 cm de erva cidreira
1 uma fatia de abacaxi

Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. 
Sirva com pedras de gelo

Digestivo
A erva doce e a erva cidreira são suaves e têm poder digestivo. 

Quando acrescentamos abacaxi, temos uma bebida aromática.


Suco de laranja com gengibre

Ingredientes
200 ml de suco de laranja
½ xícara de acerola
1 pedaço de 3 cm de gengibre
Um tufo de folhas de ervas frescas à escolha (salsinha, hortelã, cidreira ou manjericão)
Mel a gosto

Modo de fazer: 
Bata tudo no liquidificador e coe. 
Sirva com gelo

Protetor do sistema imunológico 
Quando você adiciona a vitamina C presente na laranja e na acerola, as forças da clorofila presentes na salsinha e o poder do gengibre e mel, o suco vira um anti-gripal. 


Suco de papaia e abacaxi

Ingrediente
200 ml de água de coco ou água
½ xícara de mamão papaia
½ xícara de abacaxi
1 folha de couve

Modo de fazer: 
Bata tudo no liquidificador e sirva com pedras de gelo
Tonificante para a pele
A ação hidratante da água de coco, do mamão papaia e do abacaxi já seriam por si só excelentes tônicos para a pele. 

Aliado a isso nesta receita há as fibras da couve intensificam o trabalho intestinal e fazem deste suco uma verdadeira fórmula para uma pele limpa, bonita e saudável. 

Suco de frutas vermelhas

Ingredientes
¼ de xícara de polpa de açaí congelado
¼ de xícara de morango picado
¼ de xícara de uva escura

Modo de fazer:
Bata tudo no liquidificador.
Se necessário acrescente água.
Antioxidante
Os polifenois presentes nas frutas vermelhas dão o poder antioxidante da bebida.



Nenhum comentário: